Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

Periodontia Digital Curitiba

Periodontia Digital Curitiba

O conceito de estética está vinculado aos valores culturais, temporais e emocionais de cada pessoa, levando a um julgamento sobre beleza e harmonia individual. Para alcançar o padrão estético na odontologia, deve ser levado em consideração as expectativas do paciente e suas necessidades para posteriormente diagnosticar os elementos que o desagradam e se encontrão em desarmonia. Deste modo, utilizando métodos e visagismo, é possível traçar um plano de tratamento adequado que combine com a aparência física do paciente, personalidade e desejos unindo estética e funcionalidade.

Através do conceito que harmonia é adquirida com a simetria e o paralelismo entre as estruturas faciais e a necessidade de transformar relações comparativas em números, instalou-se a proporção áurea. Assim, na Proporção Dourada foi descrito uma constante entre partes maiores e menores equivalentes a 1,0 para 1,618 quando traçadas retas paralelas nos pontos. Utilizando esse conceito na odontologia, foi obtido um padrão na forma e contorno dos dentes, no posicionamento da linha do sorriso e linha média usado durante o redesenhamento do sorriso.

Durante a análise dos aspectos faciais, há necessidade de uma divisão de interesses definindo a macroestética e a microestética que permite avaliarmos as partes relevantes e obter um diagnóstico voltado para a odontologia (CONCEIÇÃO, 2007). Para auxiliar o plano de tratamento, pode ser incluída a utilização de técnicas fotográficas como o Digital Smile Designer (DSD) para projetar o aspecto final, auxiliando durante o procedimento e melhorando a comunicação entre profissional e paciente. Para isso, fotos de perfil e frontal com traçados e novos contornos dentais foram incluídas para facilitar e agilizar o entendimento entre dentista e protético podendo ser passado maiores informações sobre o paciente.

A categorização do biótipo periodontal faz parte do sucesso no tratamento da estética vermelha. Uma vez feito o diagnóstico correto seguido de um plano de tratamento adequado, sua influência sobre a estética branca colabora para a harmonia do sorriso. A avaliação da saúde gengival deve ser considerada antes do tratamento, pois interfere diretamente no resultado final; os aspectos mais importantes a serem analisados considerando a estética vermelha são o biótipo e anatomia gengival.

Diante de inúmeras técnicas restauradoras capazes de trazer harmonia e analogia ao dente natural, os laminados cerâmicos se destacaram pela capacidade de mimetizar as características dentais, possuir maior longevidade, estabilidade de cor com preparos minimamente invasivos. Assim, esse material se o tornou o mais propício para o uso em dentes anteriores com defeitos em esmalte e dentina, para alteração de contorno, correção de diastemas e reestabelecimento de guias de oclusão. Para o sucesso do tratamento restaurador cerâmico é fundamental a correta escolha do cimento produzindo um resultado mais estético com menores chances de microinfiltração, desadaptação e fratura das restaurações cerâmicas. Os cimentos podem ser divididos a partir do seu tipo de polimerização sendo classificados como fotoativados, quimicamente ativados ou duais; sua escolha depende da espessura das peças cerâmicas devido a capacidade de penetração da luz para polimerizá-lo

Periodontia Digital Curitiba

 

 

WhatsApp chat