0 Item
(41) 3023-0800

PERIODONTIA – CURITIBA RETALHO EM CIRURGIA DE RECESSÕES

Este breve vídeo do Dr. Ricardo Gapski descreve como executar um retalho em cirurgia de recessões gengivais para recobrimento gengival.

PERIODONTIA – CURITIBA RETALHO EM CIRURGIA DE RECESSÕES (CAF)

A recessão gengival é caracterizada pelo desnudamento parcial da superfície radicular decorrente da migração apical da gengiva marginal e pela degradação do mecanismo de inserção gengival sobre o elemento dentário (CARRANZA et al., 2007). As alterações nos tecidos de proteção, ocasionadas pela perda de tecido gengival, causam desconforto ao paciente, sendo a estética uma consideração essencial na prática odontológica contemporânea (VOLPATO e CRUZ, 2013). As cirurgias plásticas periodontais podem ser utilizadas para melhorar a estética periodontal, prevenindo o acúmulo de biofilme dental, a hipersensibilidade dentinária e o aparecimento de lesões cariosas (REIS et al., 2009). Várias abordagens cirúrgicas são utilizadas para recobrir áreas que apresentam recessão gengival. Dentre os diferentes tipos de cirurgia periodontal encontra-se o retalho reposicionado coronalmente, uma cirurgia do tipo pediculada indicada para casos de recobrimento radicular em que haja presença de faixa de mucosa queratinizada (MESSORA et al., 2009). Essa é uma das técnicas mais utilizadas no recobrimento de recessões e pode ser executada em uma única etapa quando há quantidade suficiente de mucosa queratinizada na porção apical da recessão (CHERULLI, 2009; PICCININ et al., 2012). Essa cirurgia consiste basicamente em confeccionar um retalho mucoperiósteo pediculado e deslocado para coronal, obtendo assim,
o recobrimento da área de recessão (CHERULLI, 2009; PICCININ et al., 2012). Diversos fatores viabilizam a execução desta técnica. Dentre os quais estão: a facilidade de realização da técnica cirúrgica, o conforto proporcionado e a satisfação do paciente quanto à estética final obtida (MESSORA et al., 2009). Esse estudo teve como objetivo descrever um caso clínico de um retalho reposicionado coronalmente com a finalidade de recobrimento radicular em paciente que apresentava recessão gengival Classe I de Miller.

Fonte: aqui

WhatsApp chat