Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

Periodontia Curitiba – Mucogengival em Implantes

Periodontia Curitiba – Mucogengival em Implantes

Vídeo do Prof. Dr. Ricardo Gapski mostra como fazer um caso delicado de gengivoplastia. Seu Instituto é dedicado à área de Periodontia, Implantes dentários e Estética odontológica. O professor adjunto da Universidade da pensilvânia mostrará uma caso delicado de como lidar com os tecidos gengivais em um caso estético.

A gengivoplastia e a gengivectomia são intervenções cirúrgicas que se efetuam ao nível das gengivas, visando corrigir ou alterar o contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto dos dentes mas também podem ser usadas em implantes. Todavia, ainda que tenham propósitos semelhantes, existe alguma diferença entre estes dois tipos de cirurgia.

O termo gengivoplastia é aplicado essencialmente quando se pretende alterar, normalmente por razões estéticas, o contorno gengival que circunda os dentes, enquanto que o termo gengivectomia refere-se sobretudo a situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).

Estas situações de hipertrofia ou hiperplasia gengival são, por norma, decorrentes de algum estímulo, nomeadamente as que se verificam no caso da gengivite, por reação medicamentosa, alterações hormonais ou em casos de pericoronarite, por exemplo, implicando portanto a redução de gengiva por via cirúrgica, caso não se verifique uma regressão da gengiva excedente, naturalmente ou induzida com medicação específica.

Não obstante se tratar de um procedimento habitualmente simples, o seu efeito na autoestima do paciente é evidente, quando se pretende obter um benefício estético, pois a mudança é óbvia e imediata logo após a cirurgia, resultando numa diferença por vezes bastante acentuada no sorriso e estética facial.
Qualquer paciente pode ser submetido a este tipo de intervenção cirúrgica sem complicações ou riscos relevantes, desde que não apresente qualquer contraindicação específica para o fazer, devendo contudo adotar os devidos cuidados relativamente à higiene oral, de modo a promover e manter uma boa saúde bucal.

A cirurgia plástica periodontal (área da Odontologia responsável pela estética gengival – Periodontia) tem ao dispor inúmeras técnicas cirúrgicas que corrigem o contorno de gengiva. Daí que a identificação da etiologia seja primordial no momento de se proceder à escolha do procedimento mais indicado. Para tal deverá marcar uma consulta de avaliação para se informar acerca das eventuais vantagens e desvantagens deste procedimento, e conhecer então qual a melhor solução para o seu caso.

Periodontia Curitiba – Mucogengival em Implantes

 

 

WhatsApp chat