Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

PERIODONTIA – CURITIBA – INCISÃO RELAXANTE PARA RECESSÃO GENGIVAL

PERIODONTIA – CURITIBA – INCISÃO RELAXANTE PARA RECESSÃO GENGIVAL

Uma incisão relaxante horizontal é basicamente uma continuação lateral de uma incisão horizontal feita ao longo da margem gengival. A extensão mesial ou distal do retalho melhora a visibilidade do campo cirúrgico e aumenta ligeiramente a mobilidade do retalho. Uma vantagem das incisões relaxantes horizontais é que elas podem eliminar a necessidade de incisões relaxantes verticais.

É realizado na base da porção interna do retalho para rompimento do periósteo, permitindo a mobilização coronal do retalho e a diminuição da tensão das suturas. Esse procedimento é, frequentemente, utilizado nos procedimentos de aumento de rebordo alveolar e recobrimento radicular, pois aumenta significativamente a mobilidade do retalho.

Esse tipo de incisão se caracteriza pelo posicionamento da lâmina de bisturi fora do sulco gengival tecidual, podem ser realizadas nas regiões próximas as faces livres. Geralmente, as incisões paramarginais próximos são relacionadas a procedimento de recobrimento radicular, no qual a margem do retralho é mobilizada coronalmente, ou associados às técnicas de preservação de papilas.

A localização correta da incisão é crucial para o sucesso da cirurgia estética periodontal e implantar. As incisões determinam a acessibilidade e
visibilidade no campo cirúrgico. O tipo de incisão afeta a mobilidade do tecido, a capacidade de fechar a ferida sem tensão, a qualidade da perfusão pós-operatória do retalho e, mais importante, a posição final da margem gengival. Quando é realizado a incisão inicial, a lâmina do bisturi deve sempre ser
mantida perpendicular à superfície do tecido, independentemente de quaisquer restrições anatômicas que possam estar presentes.

Durante a incisão é importante evitar áreas nobres, podendo ocorrer traumatismo de ramos nervosos levando a parestesia e hemorragias no momento do rabatimento do retalho. É recomendado na região lingual o tecido ser manipulado com cuidado para evitar danos ao nervo e artéria lingual. O mesmo para região de palato para não haver danos na artéria palatina.

Fonte: aqui

PERIODONTIA – CURITIBA – INCISÃO RELAXANTE GENGIVAL

 

WhatsApp chat