Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

+ Periodontia Curitiba

A periodontia é a especialidade da odontologia que trata das estruturas de sustentação dos dentes (gengiva e osso ao redor dos dentes). Portanto, levamos em consideração que a estética do sorriso é a harmonia entre os dentes e a gengiva. Assim, uma gengiva saudável é fundamental para o sucesso de um tratamento estético.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes (osso alveolar). Entretanto, problemas podem surgir em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares. Assim, a gengiva fica fragilizada, causando a gengivite. Portanto, a periodontia investiga os principais sinais caraterísticos da gengivite.

Comumente, são sangramentos, edema (inchaço), vermelhidão e dor.

Portanto, caso esteja continuamente inflamada, a gengiva facilita a passagem de bactérias para a corrente sanguínea. Como resultado, uma vez em circulação no corpo, podem causar inflamações crônicas com risco de se alojarem no coração gerando graves problemas. Como exemplo, a endocardite bacteriana. Além disso, a doença periodontal está ligada a várias doenças sistêmicas. Deste modo, ela pode interferir na diabetes, parto-prematuro, doenças cardíacas entre outras.

O Dr. Ricardo Gapski é um periodontista que trata os problemas gengivais como gengivite e periodontite. A gengivite é a inflação dos tecidos gengivais por acumulo de placa. Este estágio não apresente perda óssea. Uma limpeza (ou Profilaxia) é capaz, com a ajuda em higienizar corretamente os dentes e manter suas limpezas a cada seis meses, manter um estado de saúde gengival.

Periodontia Curitiba

Porém, a periodontite, é o estágio aonde a inflamação da gengiva aonde os dentes começam a perder osso de suporte. A periodontite é progressiva e pode levar a perda dentária. Existem estágios leves, moderados e severos e somente um periodontista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.

Por fim, as doenças periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade. Por isso, é de grande importância realizar visitas constantes ao seu dentista para a prevenção. Assim, uma vez constatada alguma alteração na gengiva, o dentista deverá realizar o encaminhamento do paciente a um profissional especializado em periodontia.

Também, acesse para maiores informações: https://www.perio.org/consumer/patient-resources

+ Destaques

Conheça mais sobre nossos Cursos, Blog e Artigos Publicados.

+

Go Perio

Conheça Mais sobre Periodontia Go Perio, acesse canal de Periodontia que mais cresce no Brasil.

+

Cursos Presenciais

Saiba Mais sobre os melhores cursos para Estética Dental do Brasil.

+

Artigos Científicos

Com vários materiais premiados o Instituto Gapski é um grande interlocutor de conhecimento.

WhatsApp chat