Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

Periodontia Curitiba – Desvio lateral de retalho

Desvio Lateral de retalho

A terapia cirúrgica é amplamente utilizada como tratamento deste defeito mucogengival , utilizando diversas técnicas como o enxerto gengival livre, enxerto de matriz dérmica acelular, retalho posicionado coronalmente, retalho deslocado lateral (RDL) e enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETCS).
Dentre essas técnicas, o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial é a que mais apresenta porcentual de recobrimento radicular, variando de 65-98% de sucesso. A técnica do retalho deslocado lateral, proposto inicialmente em 1956 é um enxerto pediculado, onde o sítio doador é representado pela gengiva adjacente ao sítio a ser tratado. Indicada para recobrir recessões gengivais, estreitas e profundas, restritas a um
ou dois dentes e que apresenta uma quantidade adequada de tecido queratinizado adjacente a recessão, onde em diversos estudos, obtiveram excelentes resultados estéticos.
.
Para favorecer os resultados obtidos com o RDL, foi proposto em estudo a técnica da inversões dos biséis de modo que um bisel interno é confeccionado na área recepetora e um bisel externo é feito no retalho a ser posicionado lateralmente, com o objetivo de obter uma melhor coaptação do retalho da área receptora para atenuar a percepção da linha de incisão após a cicatrização, favorecendo o resultado estético. Esta técnica quando combinada a um enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, permite duplo suprimento sanguíneo para o tecido enxertado, melhor combinação de cor e recobrimento radicular satisfatório. Assim o presente vídeo tem por objetivo apresentar um caso clínico submetido ao recobrimento radicular pela técnica do retalho deslocado lateral associado ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial.

O desvio lateral de retalho é indicado para aquelas recessões longas em que não há vestíbulo para avançar coronalmente. Apesar de seu recobrimento ser menor que outras técnicas, alguns casos é a única forma de pode recobrir o defeito mucogengival.

 

Source

Periodontia Curitiba – Desvio lateral de retalho

WhatsApp chat