0 Item
(41) 3023-0800

Inicialmente, este breve vídeo descreve a Parte 2 sobre a utilização do LPR-F no tratamento de recessões gengivais. Desta forma, os clínicos poderão verificar quais recessões podem ser tratadas com sucesso sob a utiliza;ao de material plaquetário

Logo, nova classificação de recessão gengivais: https://www.youtube.com/watch?v=H5P0D… Incisões clássica para recobrimento radicular: https://www.youtube.com/watch?v=__Nh6…

LPR-F PART 2 – CASOS CLÍNICOS
Introdução:
Inicialmente, no recobrimento radicular de recessões gengivais (RG) têm sido procuradas alternativas ao enxerto de tecido conjuntivo (ETC). Em suma, a evitar a morbilidade induzida na sua recolha.
Portanto, as membranas de fibrina rica em leucócitos e plaquetas (L-PRF) têm sido testadas pela sua facilidade de obtenção e aporte em fatores de crescimento.
Assim como, o objetivo deste trabalho pretende fazer uma revisão sistematizada sobre a utilização do L-PRF em associação a técnicas cirúrgicas de recobrimento radicular, bem como apresentar um caso clínico exemplificativo do modo de utilização deste material.
Assim, uma pesquisa efetuada nas bases de dados electrónicos primária PubMed/MEDLINE e secundária Embase, limitada a Meta-análises e Revisões Sistemáticas de estudos clínicos randomizados em humanos, publicadas nos últimos 10 anos, tendo sido selecionados artigos entre Janeiro de 2008 e Janeiro de 2018, em língua portuguesa e inglesa. Igualmente, complementou-se esta pesquisa eletrônica com uma pesquisa manual nas revistas Journal of Clinical Periodontology e Journal of Periodontology.
Por fim, selecionaram-se 4 revisões sistemáticas. Igualmente, o retalho de reposicionamento coronário (CAF) associado a um número variável de membranas de L-PRF foi a técnica mais estudada.  Como resultado, apresentando resultados bastante satisfatórios, mas pouco consensuais, em termos de percentagem de recobrimento radicular e de benefícios adicionais no conforto pós-operatório e cicatrização. Dessa forma, a utilização das membranas ricas em leucócitos e plaquetas (L-PRF) no tratamento de recessões gengivais (RG) necessita de investigação adicional, com vista à determinação do protocolo cirúrgico mais previsível e à comprovação dos benefícios clínicos e biológicos deste material.
Confira o vídeo no youtube: LPR-F PART 2 – CASOS CLÍNICOS
WhatsApp chat