0 Item
(41) 3023-0800

IMPLANTES DENTÁRIOS – CURITIBA – IMPLANTE ESTÉTICO DE ZIRCÔNIA BRANCO

IMPLANTES DENTÁRIOS – CURITIBA – Implantes de Zirconia – Status 2020

Este vídeo atualizado sobre implantes de zirconia de 45 minutos foi apresentado no palco central Academia Americana de Implantodontia, em Atlanta em 13 de Novembro de 2020. Dedicada a Implantodontia Brasileira. GOPERIO.

Os sucessos clínicos de implantes dentários estão principalmente baseados na osseointegração, na qual depende da biocompatibilidade do material do implante, das características de suas superfícies, assim como da quantidade e qualidade de tecido ósseo adjacente .

Titânio puro e ligas de titânio são os materiais tradicionais utilizados em implantodontia devido suas propriedades mecânicas favoráveis ​​e excelente biocompatibilidade (Viornery et al., 2002), sendo um material seguro e eficaz quando usado para implantes dentários (Adell et al., 1990, Viornery et al., 2002) Entretanto, recentemente, alguns aspectos do titânio têm sido questionados. Acima de todos estes fatores, complicações estéticas podem surgir devido à coloração metálica de titânio, principalmente quando implantes dentários de titânio são utilizados em áreas de espessura periodontais finas (Gong et al., 2013).

Por isso, enquanto a taxa de sobrevivência e função de implantes dentários foram as principais questões em implantodontia no passado, hoje em dia o aspecto estético tornou-se uma demanda no consultório odontológico (Van Dooren et al., 2012). Assim, materiais similares à cor dentária têm sido cada vez mais considerados em regiões estéticas (Gong et al., 2013, Cho et al., 2014).

Portanto, estudos estão sendo feitos para avaliar um material alternativo ao titânio para clínica odontológica. Depois de ter sido utilizado em cirurgia ortopédica por aproximadamente 30 anos (Piconi et al., 1998), a zircônia foi introduzida na Odontologia em substituição aos metais para coroas e pilares protéticos de implantes (Ma et al., 2012, Zhu et al., 2013, Cavusoglu et al., 2014). A flexão e tenacidade à fratura de zircônia é cerca de duas vezes tão alta como a de alumina, uma característica que a torna resistente à forças de mastigação. Além disso, a zircônia é muito resistente à corrosão e estudos evidenciam sua alta biocompatibilidade (Albrektsson et al., 1985, Ichikawa et al., 1992). Portanto, a zircônia é um material que é cada vez mais utilizado em Odontologia. Apesar do entusiasmo crescente por este material resistente, pouco se sabe sobre as características reais e propriedades da zircônia, bem como sua interação com tecidos biológicos. A zircônia tem sido avaliada devido à sua elevada resistência à flexão (900-1200 MPa), uma favorável resistência a fratura (KIC 7 10 10 MPam-1) e satisfatório módulo de Young´s (210 (GPa) (Piconi and Maccauro, 1999). Por esta razão, a zircônia tem sido proposta como um material alternativo às ligas metálicas para confecção de implantes dentários. Biologicamente, a zircônia tem demonstrado em estudos in vitro e in vivo adequada osseointegração, metabolismo celular e resposta de tecidos moles (Kohal et al., 2006, Blaschke & Volz, 2006).

Implantes de Zirconia – Status 2020

Entretanto, baseado nos estudos in vitro, in vivo e humanos sobre os estado atual do conhecimento sobre osseointegração de implantes de zircônia, os seguintes fatos pode ser concluídos:

– Há uma falta de consistência em todas as publicações. Nenhum lhes dá a estrutura química exata da zircônia testados implantes. Todos os estudos demonstram serem de curto prazo .

– Zircônia é provada ser biocompatível, osteocondutor e não ter qualquer efeito adverso sobre os tecidos circundantes.

– Implantes de zircônia foram mostraram um grau inferior de osseointegração (testes de torque de remoção) em comparação com os implantes de titânio.

– Algumas estruturas de superfície permitem valores de teste torque de remoção para aproximarem-se as obtidas por implantes de titânio existentes. Os valores dependem mais da estrutura de superfície do que sobre o material de implante em si (Assal, 2013).

IMPLANTES DENTÁRIOS – CURITIBA – IMPLANTE ESTÉTICO DE ZIRCÔNIA BRANCO

 

WhatsApp chat