Um antibiótico com propriedades antimicrobiana e com auxilio no sistema inflamatório. Portanto, adequados para casos onde o tratamento periodontal clássico não encontra resolutiva do caso (RAP + Cirurgia). Assim, ele é específico e benéfico para pacientes de implantes com diabetes (controladas ou tolerantes à glicose). Acesse nossos tratamento periodontais aqui. .
Portanto, Doxiciclina é uma substância medicamentosa do grupo dos antibacterianos, sub-grupo cloranfenicol e tetraciclinas. A sua fórmula química é: C22H24N2O8,H2O.
Indicações da DOXICICLINA (BENEFÍCIOS NA PERIODONTIA)
- Ggram positivas: Streptococcus, Diplococcus, Clostridium e Actinomyces.
- Gram negativas: Neisseria, Brucellas, Haemophilus, Shigella, Escherichia coli, Bordetella, Klebsiella, Vibrio e Pasteurella.
- Infecções por Espiroquetas, Clamidáceas ou Rickettsias.
- Alguns protozoários como Entamoeba e Trichomonas[3]
Assim pode ser usado para tratar infecções de:
- Pele: Acne, rosácea.
- Oculares: Conjuntivite de inclusão, tracoma.
- Urogenitais: Gonorreia, sífilis, clamídia, cancroide.
- Gastrointestinais: Disenteria, cólera, amebíase, úlcera gástrica, infecção periodontal.
- Respiratórias: Faringite amigdalite, bronquite e algumas formas de pneumonia atípica.
- Sistêmicas: Febre maculosa, febre Q, tifos, actinomicose, brucelose, malária
Mecanismo de ação DOXICICLINA BENEFÍCIOS NA PERIODONTIA
Basicamente, as tetraciclinas são inibidores específicos do ribossoma procariótico (bacteriano). Portanto elas bloqueiam o receptor na subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica. Assim, a sua seletividade deve-se ao facto de estas serem mais facilmente acumuladas em células bacterianas do que em células humanas, isto é vantajoso dado que as tetraciclinas são capazes de inibir a síntese proteica em células mamíferas, especialmente ao nível mitocondrial. Sobretudo, se de proteínas é, portanto, inibida na bactéria, o que impede a replicação e leva à morte celular.
Funciona melhor quando tomado com o estômago vazio, pelo menos uma a duas horas antes ou depois de uma refeição.
Membros do grupo DOXICICLINA BENEFÍCIOS NA PERIODONTIA
- Tetraciclina, Doxiciclina , Doziciclina , Minociclina: usada contra Neisseria meningitidis (meningite bacteriana).
Contra-indicações
Primeiramente, não deve ser usado durante a gravidez nem enquanto se amamenta, pois pode causar danos permanentes aos ossos e dentes do bebê. Também, não deve ser usada por menores de oito anos. Além disso, este medicamento torna menos eficiente alguns pílulas anticoncepcionais. Assim, seu efeito é reduzido quando consumida menos de 2 horas antes ou depois de consumir suplementos vitamínicos ou minerais (especialmente suplementos de cálcio ou ferro), antiácidos ou laxantes. Por final, aumenta a sensibilidade da pele a queimaduras pelo sol.[4]
Efeitos colaterais
Mais comuns[4]:
- Queimação e cólica
- Sensibilidade a luz solar
- Diarreia
- Coceira
- Boca e língua seca
- Confusão mental (Apenas minociclina)
Raros[4]:
Há algumas estirpes resistentes por um de dois mecanismos, que adquirem através de genes em plasmídeos de outras bactérias. Afinal, um desses genes codifica uma proteína que ativamente expulsa a tetraciclina da célula. O outro codifica uma proteína que se liga ao ribossoma não permitindo a ação do antibiótico.
-
- Dor de cabeça
- Náusea e vômito
- Pele amarelada (temporária)
- Escurecimento da língua (temporário)
- Dor de barriga
- Perda do apetite
- Visão distorcida (temporário)