Instituto Ricardo Gapski | Periodontia Curitiba

fone-ricardo-gapsk-completoi      whatsapp-ricardo-gapsk-completoi

+ Doenças de Gengiva Curitiba

O Dr. Ricardo Gapski é especialista e mestre em periodontia que trata os problemas gengivais como gengivite e periodontite. A gengivite é a inflação dos tecidos gengivais por acumulo de placa. Este estágio não apresente perda óssea.

Uma limpeza (ou Profilaxia) é capaz, com a ajuda em higienizar corretamente os dentes e manter suas limpezas a cada seis meses, manter um estado de saúde gengival.

Porém, a periodontite, é o estagio aonde a inflamação da gengiva aonde os dentes começam a perder osso de suporte. A periodontite é progressiva e pode levar a perda dentária. Existem estágios leves, moderados e severos e somente um periodontista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.

Normalmente, o tratamento se inicia, na periodontite, ou doença periodontal com a fase higiênica, ou seja, uma limpeza profunda. Casos mais severos podem precisar de intervenções microcirúrgicas para restaurar o osso perdido e eliminar completamente a infecção.

Na maioria dos casos, os pacientes com Periodontite deverão manter duas visitas de manutenção a cada 3-4 meses, dependendo da severidade e progressão da doença.

Como surge a periodontite?

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem ao osso ao redor dos dentes inferiores e superiores. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. É importante salientar que a periodontite é uma doença silenciosa e só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Para piorar, as bactérias e substâncias inflamatórias que desencadeiam a periodontite podem parar na corrente sanguínea. Aí, provocam uma série de encrencas pelo corpo. Há, por exemplo, uma associação entre periodontite e problemas cardíacos, parto prematuro, se estuda sua ligação com certos tipos de câncer.

Mulheres são mais propensas a desenvolver a enfermidade porque a gengiva feminina está sujeita a variações hormonais do ciclo menstrual, da gravidez, da menopausa.

Sintomas e sinais da Periodontite
  • Mau hálito
  • Inflamação na gengiva
  • Sangramentos na boca (durante a escovação)
Causas e fatores de risco da periodontite
  • Gengivite
  • Obesidade
  • Histórico familiar
  • Uso de cigarro
  • Doenças que afetam o sistema imunológico
  • Diabetes
  • Alterações hormonais

+ Destaques

Conheça mais sobre nossos Cursos, Blog e Artigos Publicados.

+

Go Perio

Conheça Mais sobre Periodontia Go Perio, acesse canal de Periodontia que mais cresce no Brasil.

+

Cursos Presenciais

Saiba Mais sobre os melhores cursos para Estética Dental do Brasil.

+

Artigos Científicos

Com vários materiais premiados o Instituto Gapski é um grande interlocutor de conhecimento.

WhatsApp chat